Caminho

O CAMINHO é a etapa do processo MarCha que abarca desde os 16 aos 18 anos (11º e 12º)

Depois de viver a etapa de aventura os rapazes e as raparigas da MarCha continuam o seu itinerário marcado nesta etapa pelo protagonismo e a responsabilidade que cada um tem na sua própria vida, através das suas opções pessoais.

A etapa CAMINHO é uma opção para ir descobrindo o sentido da vida de cada um. O caminho supõe superação pessoal e austeridade.

Nele encontramos pessoas que buscam, que param, que vão depressa, que vão devagar, que caiem, e que se levantam. Em definitivo damo-nos conta que não estamos sós. Quando caminhamos damo-nos conta que o caminho tem sentido em si mesmo. Não se trata de chegar, trata-se de caminhar, de avançar, de ir dando passos, de crescer.

No caminho tornam-se importantes as referências, o testemunho das pessoas que fizeram caminho de crescimento. Por isso nesta etapa do processo MarCha inicia-se a experiência de acompanhamento pessoal como elemento dinamizador chave neste momento da vida.

No caminho também vamos descobrindo pessoas que se marginalizaram. É importante conhecer essas realidades e ir descobrindo como encaixam na nossa vida. Os tempos pessoais, a partilha em grupo, O Caminho de Santiago, a Páscoa Jovem, a exploração dos Caminhos de Crescimento em direcção ao nosso interior, são as experiências fundamentais desta etapa.

O diário é o símbolo da etapa que ajuda a crescer em consciência e serve como ferramenta útil na hora de fazer a releitura do caminho que vamos fazendo.

No CAMINHO tornamo-nos conscientes da nossa pertença a um movimento juvenil cristão. Nesta etapa começamos a conhecer uma referência da vida: Jesus de Nazaré (“Eu sou o caminho…”) porque nas suas atitudes e nas suas palavras vamos encontrar os atalhos para vivermos em plenitude e sermos felizes.