Horizonte

Horizonte é a última etapa do processo MarCha que vai desde os 22 anos em diante

Aparecem novos desafios e circunstâncias que situam os jov

ens diante de decisões que marcarão o seu futuro.

O grupo de amizade e de referência está consolidado. O movimento juvenil convida-os a encararem a vida e as relações com as pessoas a partir da autenticidade e da escuta interior. Assim, necessitam aprofundar as suas motivações renovando-as de um modo personalizado.   Abrem-se ao mundo adulto ao terminarem os estudos, ao assumirem responsabilidades familiares, ao terem de entrar no mundo laboral, ao consolidarem as relações depois de rupturas e crises, ao se proporem uma relação duradoira com critérios diferentes… A solidão e a tomada de decisões a partir de suas aspirações passam para primeiro plano.

HORIZONTE é o lugar para onde devemos dirigir os nossos passos. Um ambiente de família e de comunhão que voltam às fontes mais íntimas do jovem. É o lar vislumbrado com serenidade onde assentar-se como rocha firme no futuro. É a utopia onde se implicar como projecto de vida.

Deste modo, o mundo da vocação ressoa fortemente no jovem, a solidão fecunda, faz desenvolver as capacidades, o silêncio aprofunda na espiritualidade transcendendo o material, o compromisso com as necessidades do outro abre a realidades próximas reconhecendo a humildade e a gratidão como base do encontro pessoal.

A referência de adultos comprometidos num projecto de vida cujo horizonte é o amor torna-se vital no processo do jovem. Também as experiências de silêncio e de contemplação para contactar com a própria interioridade, os encontros gerais onde se pode saborear a comunhão como intuição de relações fraternas, o mundo da solidariedade como base de gratuidade e projecto de amor