Carta Fonte 2

Olá, Amig@! FONTE

O nosso lema para este ano já o conheces: Vive um tempo novo.

Creio que não podia vir mais a propósito um pequeno excerto da mensagem dos nossos capitulares para nos impulsionar nesse aprofundamento do NOVO.

“Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5)

Maria tornou-se presente. Tomou-nos pela mão para nos mostrar o Seu amor materno e convidar-nos a sair depressa.

Um Deus que nos surpreende… (Lc 1,29)

Deus tem um sonho para cada um de nós, para a humanidade e para o nosso Instituto Marista. Ao escutar os nossos corações, descobrimos o seu amor, a sua misericórdia e a sua ternura como um Deus Pai e Mãe, enquanto reconhecemos as nossas debilidades e incoerências. Esta mesma experiência fez com que Marcelino fosse um homem empreendedor, audaz e arriscado.

O seu sonho consistiu em “Dar a conhecer Jesus Cristo e torná-Lo conhecido e amado pelas crianças e jovens ”.

Queremos ser continuadores do seu sonho: homens e mulheres de Deus, profetas da fraternidade num mundo desumanizado à procura de sentido e sedento de Deus. Então, sentimo-nos chamados, como irmãos e irmãs, a ser presença deste amor e do rosto materno de Deus.

…e converte os nossos corações (Ez 36, 26)

Sentimos que o Senhor nos diz: “É preciso nascer de novo” (Jo 3, 7). A proposta de Jesus é a conversão do coração que implica decisão profunda e abertura à gratuidade de Deus para ser transformados por Ele. É Deus quem nos vai converter se existir da nossa parte abertura de mente e de coração, ensinando-nos a viver com os seus olhos e o seu coração. O amor de Deus leva-nos a converter e a reencontrar o coração das nossas respectivas vocações. O mundo tem sede de testemunhas autênticas que arrisquem a sua vida inteira para que a Boa Notícia seja anunciada a todos. “O Reino de Deus está no meio de vós, convertei-vos” (Mc 1, 15).

Juntos sonhamos o nosso futuro e descobrimos o apelo fundamental que Deus nos faz hoje: Com Maria, ide depressa para uma nova terra!

  • Percorremos este caminho com Maria, guia e companheira. A sua fé e disponibilidade a Deus encorajam-nos nessa peregrinação.

  • A ti, jovem Marista da Marcha, que sonhas com um mundo melhor, reserva tempo para abrir os teus olhos à realidade do mundo que te rodeia. Escuta o teu coração, onde Deus te fala. Une-te a nós nesta caminhada!

Maria e Marcelino viveram esta peregrinação.
Agora é o momento de empreendermos juntos este itinerário.
Maristas novos para uma “terra nova”!

Fraternalmente, Irmãos e Leigos do XXI Capítulo Geral.
Roma, Outubro 2009.