Aventura

“AVENTURA” é a etapa do processo MarCha na qual participam aqueles rapazes e raparigas cuja idade está entre os 14 e os 16 anos (9º e 10º).

Faz referência às mudanças e decisões próprias da idade dos adolescentes e do momento em que devem viver a aventura apaixonante na qual há que experimentar as situações e começar a pôr um rumo, à aventura da vida.

Os jovens desta etapa encontram-se no momento de procura do seu lugar e identidade no mundo. Os grandes desafios, as experiências vivenciais, o partilhar a própria experiência, questionar a realidade e tudo o que está à sua volta, abrir-se a outras maneiras de entender o mundo, celebrar o que é vivenciado e começar a interiorizar as experiências que o rodeiam são algumas chaves desta etapa. É uma etapa de transição para chegar a ser adolescentes que se concebem como um processo de conhecimento e definição pessoal através de experiências vitais.

O símbolo da etapa é o mosquetão, que implica acção, tomar decisões, ter pontos de referência, agarrar-se a um grupo, mas mantendo certa independência e autonomia. É um elemento activo que se pode utilizar de modos muito distintos segundo a intenção do usuário, que sempre vai trazer segurança a quem o leva consigo. O mosquetão permite participar numa aventura e assegurar o que se vai conseguindo com ela.

As experiências que marcam o momento vital na etapa AVENTURA são a implicação com as campanhas de solidariedade, em grupo, os compromissos tomados com o grupo pequeno, aquelas actividades que implicam esforço pessoal e tomada de decisões, a capacidade de poder analisar a sua realidade próxima e partilhar tudo no grupo pequeno.

A dimensão interior de cada pessoa começa a cobrar especial relevo nos momentos pessoais, a releitura das próprias experiências e as celebrações que partem da própria vida têm especial importância.