Carta Caminho 1

Olá, Amig@, da etapa Caminho!

 

Esta é a primeira carta que te dirijo este ano. Tu pertences à etapa CAMINHO. Lê com muita atenção este acontecimento e tira as tuas conclusões.

 

Um dia, quando eu era caloiro, vi um colega da minha turma a caminhar para casa depois da aula.

Chamava-se Marcelo.

Parecia que estava a carregar todos seus livros. Eu pensei comigo mesmo:
-'Porque é que ele leva para casa todos os livros numa sexta-feira?
Ele deve ser mesmo um marrão.
Como já tinha o meu fim-de-semana planeado (festas e
um jogo de futebol com meus amigos no sàbado a tarde) encolhi os ombros e segui o meu caminho.
De repente, vi um grupo de miúdos a correr na sua direcção.
Eles arrancaram-lhe todos os livros
dos braços e
empurraram-no, de tal forma que caiu no chão.
Os óculos voaram, e eu vi-os aterrarem na relva
a alguns metros onde ele estava.
Ele ergueu o rosto e eu vi uma terrível tristeza nos seus olhos.
Fiquei triste e corri na sua direcção enquanto ele gatinhava à procura dos óculos, e pude ver lágrimas nos seus olhos.
Enquanto lhe entregava os óculos, eu disse: - Aqueles tipos são uns parvos. 
Ele olhou para mim e disse:
- Obrigado!
E sorriu-me. Era um daqueles sorrisos que realmente mostram gratidão. Eu ajudei-o a apanhar os livros, e perguntei-lhe onde morava. Que coincidência, ele morava perto da minha casa; então eu perguntei-lhe: como é que nunca o tinha visto antes? 
Ele respondeu-me que antes frequentava outra escola.
Conversámos todo o caminho de volta para casa, e ajudei-o a carregar os livros.
Perguntei-lhe
se queria jogar futebol no Sábado, comigo e com os meus amigos; ele disse-me que sim.
Ficámos juntos todo o fim-de-semana e quanto mais eu
conhecia Marcelo,
mais eu gostava dele.
Chegou a Segunda-Feira, e lá estava o Marcelo com aquela quantidade enorme de livros outra vez. Fui ao encontro dele e disse-lhe:
- O que é que vais fazer com todos esses livros?
Ele simplesmente sorriu e entregou-me metade dos
livros. Nos quatro anos seguintes Marcelo e eu tornámo-nos os melhores amigos da turma.
Quando nos formámos Marcelo era o orador oficial da nossa turma. 
Dei-me conta que ele estava nervoso por causa do discurso.
Então dei-lhe uma palmadinha nas costas e disse-lhe:
- Vais-te sair bem! Ele olhou para mim com aquele olhar de gratidão e sorriu.
 
Quando ele subiu ao palco, limpou a garganta e começou o discurso:
 
- A Formatura é uma época para agradecermos a todos aqueles que nos ajudaram durante estes anos duros. Agradecer aos pais, aos professores, aos irmãos, talvez até a um treinador. Mas principalmente aos amigos. 
Eu estou aqui para vos dizer que ser um amigo de alguém é o melhor que nos pode acontecer na vida.
Vou-vos contar uma história. Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar que ele ia contar o acontecimento do nosso primeiro dia de escola em que nos conhecemos.
 
Nesse mesmo dia ele tinha planeado suicidar-se naquele fim-de-semana.
Ele tinha esvaziado o armário dos livros, para que
a mãe não tivesse que fazer isso depois da sua morte, e levava as suas coisas todas para casa. Olhou-me directamente nos olhos e deu-me um pequeno sorriso e disse:
- Felizmente eu fui salvo. O meu amigo salvou-me de fazer algo abominável.
E vi a mãe e o pai dele a olharem para
mim e a sorrir com
aquela mesma gratidão.
Até àquele momento eu nunca me tinha apercebido da profundidade do sorriso que ele me dirigiu naquele dia.
 
Nunca subestimes o poder das tuas acções. Com um pequeno gesto, podes mudar a vida de uma pessoa. Para melhor ou para pior.

Procura o bem nos outros.

 

ATENÇÃO!

Nos dias 3, 4 e 5 de Outubro teremos o nosso encontro para programar o ano Marcha. Conto contigo. Iniciaremos no dia 3 com o almoço e acabaremos no dia 5 com o almoço. Podendo, deves contribuir com 25 euros para os gastos do encontro.

O encontro terá lugar em Vouzela.

 

Se vens ao encontro, manda-me um mail a confirmar a tua presença. O meu mail é: dmduque102@hotmail.com

 

 

 

Carta Resposta