ENCONTRO DE ANIMADORES MARCHA

 No passado dia 3, 4 e 5 de Outubro, decorreu em Vouzela o encontro de animadores da MarCha. Este, tinha como principal objectivo a preparação dos encontros de Natal e Carnaval, e a discussão e decisão de alguns assuntos relacionados com a nova organização da Marcha.

Entre pequenos momentos de convívio e oração, o fim-de-semana foi recheado de trabalho. No primeiro dia, com a ajudar dos elementos direcção da MarCha (Ir.Rui, Ir.Diamantino, Irene e o Eládio), analisamos a formação e pré-requisitos que um animador MarCha deve ter, nomeámos responsáveis pelas diferentes etapas e responsáveis pelos encontros locais, que vão começar a ser uma realidade.

Entre tantas novidades, o lema da MarCha deste ano reforça: “VIVE UM TEMPO NOVO”. Viver um tempo novo para fazer crescer uma MarCha nova, uma Vida nova e Mundo novo. Com algumas pistas sobre este lema, o hino deste ano, elaborado em Agosto, pode ser ouvido na secção de materiais do site da Marcha.

Para melhor aproveitar o tempo, os animadores no sábado (dia 4) foram divididos em grupos de trabalho. Os animadores-rapazes com a responsabilidade de programar o encontro de NATAL para os rapazes, as animadoras preparando o encontro de CARNAVAL para as raparigas, e os da Etapa CAMINHO tiveram formação com o Eládio.

“Hoy voy a ser rebelde”, foi o resumo da formação da etapa Caminho. Após escutarem a música de Juanes com o título “no creo en el jamas”, em que este diz que a vida tem solução e que devemos expressar as nossas revoltas em relação ao mundo, aos amigos, à escola. Os Caminho concluíram que devemos tornar-nos rebeldes (interiormente), tal como Jesus Cristo. Foi uma formação rica, até no vocabulário espanhol, com a ajuda do Eládio e da sua tradutora oficial, a Fabiana. A Etapa Caminho realizou ainda alguns exemplos para futuras cartas para as outras etapas.

Sempre com o lema do ano como base, e olhando para o nascimento de Jesus como novidade que foi e que continua a ser, os animadores rapazes programaram o encontro de Natal. Juntamente com o Ir. Rui, dividiram tarefas, deram ideias, discutiram-nas e acabaram por elaborar o excelente programa para o encontro. Desde as actividades desportivas às orações, dos momentos de formação aos convívios, tudo foi discutido e pensado para que termos mais um encontro inesquecível e para que juntos descubramos o verdadeiro sentido do Natal. As novidades e as surpresas estarão à tua espera dia 19 de Dezembro em Vouzela.

Para uns mesinhos mais tarde, o encontro do CARNAVAL das Raparigas foi alinhavado pelas animadoras. Através da criatividade e vontade de criar um novo tempo em cada uma, as animadoras apenas revelam que vai ser um encontro carregado de grandes surpresas e REBELDIA interior (e também exterior). Não te esqueças de apontar na agenda e reservar estes dias de carnaval!

Entre tudo isto, houve ainda tempo para gravarmos o Hino nos estúdios Paraíso, com a grande ajuda do Prof. Meneses. Em breve poderás ouvir esta gravação no nosso site.

“Foi um bom encontro, de trabalho e amizade”, é um exemplo das frases que retratam a avaliação do encontro. Esperemos que todo o trabalho tenha frutos nos próximos encontros.

E não te esqueças: “Vai mais fundo no teu mundo, descobre o que há em ti! Estende os braços, cria laços… A missão começa aqui!”

 

Os animadores MarCha