Páscoa Jovem em S. Pedro do Sul

Sintese do encontro da Páscoa em S. Pedro do Sul

 

No último dia da Páscoa Jovem, em S. Pedro do Sul, foi proposto ao grupo que durante 10 minutos, em silencio e individualmente, encontrar-se dentro de si, e mergulhar no seu Ser.

Após este momento, respeitado por todos, através de pequenos grupos houve partilha aquilo que “voava lá dentro”. Esta partilha permitiu enriquecer cada um, assim como recordar os momentos passados ao longo do encontro, e traduzi-los em pequenas lições para o dia-a-dia de cada um.

A síntese destes momentos foram apresentadas a todos, e delas estão verdadeiras pequenas lições que nos podem ajudar a ser mais e melhores rostos de Cristo neste Mundo. Vamos apresenta-las:

 

 

 

 

 

  • O primeiro grupo, salientou, a importância do ESTAR, no verdadeiro sentido da palavra. Através de uma pequena música, mostraram ao grupo que devemos preocuparmo-nos em ESTAR com Deus, ESTAR connosco próprios, ESTAR com os outros (amigos e inimigos), ESTAR com a família. ESTAR verdadeiramente na VIDA.
  • O segundo grupo, referiu a importância de manter CRISTO vivo no nosso coração. Para isso, é necessário tempo de silêncio, tempo de oração, tempo de procura do outro e tempo de procura do nosso Ser. Partilharam também que o encontro foi bom pois teve estes momentos, mas que tínhamos ocupado muito tempo em ensaios, e que isso apesar de necessário, não ajudou a “(re)nascer” Jesus no coração de cada um. 
  • Encontrar Deus nas pequenas tarefas do dia-a-dia, foi a ideia principal salientada por outro grupo. Referiu que é importante buscar Deus nas coisas do dia-a-dia, mas no entanto, muitas vezes precisamos de momentos de silêncio e intimidade para nos relacionarmos com Ele. Isto é, encontrarmo-nos com Deus no nosso interior. Na base desta ideia, construíram a seguinte lição: “No Silencio encontramos Deus.”
  • Um outro grupo, referiu que estes momentos de “mergulho no interior” ajudam a encontrar a Paz interior. Referiu também a importância de buscarmos o essencial da vida. Comparando a vida a um saco, sintetizaram as suas ideias na seguinte frase: “No saco da nossa vida, o essencial é caminhar para a Paz, porque assim Deus VIVE em nós.
  • Em forma de poema com o título - “Deixa Deus entrar” - outro grupo, salientou a importância de deixarmos Deus invadir e encher o nosso interior. Apresentavam esta ideia como a forma de conhecermos a Deus, e assim, sermos felizes.
  • O penúltimo grupo, sublinhou o momento de convívio com os idosos do lar, referindo ter sido um momento muito marcante de todo o encontro. Referiram que é nestes pequenos gestos de busca da felicidade do outro, que encontramos Deus e a nossa felicidade. Apesar de muitas vezes parecerem apenas insignificantes gestos, eles ganham uma dimensão muito profunda aos olhos o Amor. Assim, apresentaram a seguinte lição: “Nesta Páscoa põe-te em marcha, e busca Deus nas pequenas gotas do oceano da Vida.”
  • Por fim, o último grupo, salientou a liberdade e a paz interior que o encontro com Deus nos revelam. Apresentaram como é importante “estar em Mar-Cha” no nosso dia-a-dia, transmitindo aquilo que aprendemos e somos aos que não conhecem a Deus. Deixaram a seguinte mensagem para cada um: “Se te dizem que Deus volta, põe-te em marcha e não pares.”

 

                Assim foram as partilhas e as pequenas lições que cada um levou desta Páscoa Jovem - A certeza que Deus nos ama, e que, em nós, Ele quer realizar grandes coisas… Temos de ter o atrevimento de o deixar viver em nós! E claro, não esquecer: “Não há caminho, ele faz-se trilhando. Cala a tua mente. Ele segue chamando! […] Faz o teu caminho, vais ouvir amando!”