A MarCha Vouzela está dividida em 5 etapas consoante a idade dos jovens que pertencem ao grupo. A primeira etapa é a "Amanhecer"; a última é a "Horizonte"

Clica aqui para ver as etapas.

Quem somos

A MarCha é um grupo de jovens que pertence à Província Marista de Compostela. Funciona em Portugal a nível nacional e em Espanha a nível colegial.

Em Portugal chama-se MarCha Vouzela, porque a sede do movimento é em Vouzela, uma pequena vila de Portugal, que pertence ao distrirto de Viseu. A MarCha é um grupo de jovens que se preocupa pelo crescimento espiritual de todos aqueles que aderem ao movimento.

Que significa o nome MarCha?

Marcha vem de Mar (Maria) e Cha (Champagnat). Estes são dois exemplos que os jovens da MarCha devem seguir para chegar a Jesus.

Estamos à tua espera!

 

Por detrás deste logótipo, há todo um projecto para continuar um caminho de criação. Podemos ver: 

 

Um espaço acolhedor com um estilo próprio, o M:

  *  de Marcelino, o homem que sonhou com a atenção a cada joven, a cada criança com o estilo das três violetas, e pôs em movimento uma dinâmica de vida que se prolongou no tempo, 200 anos depois.

  * de Maria, a mãe, a mulher, a mãe de ternura, a mãe de família, a que a todos atende, particularmente aos mais frágeis.

  * de MarCha, o movimento que aglutina anos de história e sobretudo de vidas entregues ao serviço das crianças e dos jovens.

 

  • Uma mão que alcança a sua estrela:

 

  * a mão de todos os que participamos na MarCha e encontramos o nosso horizonte vital e de sentido em Deus,

  * a estrela de Compostela, que nos fala de caminho, de processo, de dinamismo,

 

  • As violetas

 

* sinal inconfundível de um estilo próprio marcado pela simplicidade e de uma tradição de centenas de pessoas entregues de uma forma incondicional aos jovens.

 

  • Uns espaços a cor e outros vazios (mas não em branco),

 

* porque a MarCha será uma realidade que se transparente e se adapte ao mais fundo de cada um, e às realidades ricas de cada grupo.

Marcelino Champagnat, "Homem fraterno e sensível ao Espírito", fundador da Congregação dos Irmãos Maristas. Na MarCha gostamos muito da maneira de ser de Champagnat. Também tentamos imitar a sua maneira de ser. Tem uma biografia digna de se aplicada à nossa vida quotidiana.

Maria

É para nós a Boa Mãe. Maria marca profundamente, não só a Congregação dos Irmãos Maristas, como também o movimento MarCha.  Nós, jovens MarCha admiramos a atitude de Maria perante Jesus, o seu Sim constante e a sua grande Alegria perante Deus.